domingo, 12 de outubro de 2008

APRENDA A LER SEU MEDIDOR

Antes de iniciar o acompanhamento do consumo de energia, é preciso conhecer os medidores e saber efetuar a leitura.A Coelba, como as demais concessionárias, possui dois tipos de medidor: o de ponteiro e o ciclométrico.Medidor de PonteirosÉ composto por quatro ou cinco círculos com números semelhantes a um relógio. É importante observar o sentido de rotação de cada "relógio", que funciona em sentido horário e anti-horário ( ver setas na parte superior de cada "relógio").O valor do número registrado da leitura depende da posição em que se encontra o ponteiro. Se ele estiver entre dois números, prevalecerá sempre o anterior.
Medidor CiclométricoEste medidor funciona como um registrador de quilometragem percorrida por um veículo. A leitura é o número indicado no mostrador.
O cliente deve tomar todos os cuidados necessários ao efetuar a leitura do medidor, mantendo distância do equipamento e de seus acessórios. Em nenhuma hipótese o cliente deve tocar os fios, condutores e partes metálicas do medidor.
Quando for realizar a leitura do medidor, não permita a presença de crianças!
A energia elétrica traz benefícios, conforto e bem-estar no nosso dia-a-dia, mas é um produto que requer cuidados especiais.
Como calcular o seu consumo:
Aprenda como calcular seu consumo de energia. É fácil e esse conhecimento vai ajudar a usá-lo melhor a energia elétrica:
1° Passo
Identificar a potência de cada aparelho. A potência é indicada em Watts (W) e você encontra no manual do fabricante ou próprio equipamento.
2° Passo
Para calcular o consumo de cada aparelho utilize a fórmula abaixo:
CONSUMO (kWh)=
Potência (W) x nº horas de uso/dia x nºdias de uso/mês1000
ATENÇÃO: Equipamentos no modo Stand by também consomem energia elétrica.
REFERÊNCIA BÁSICA DE CÁLCULO MÉDIO: RESIDÊNCIA - 30 DIAS / MÊS
FATORES DE CONVERSÃO DE UNIDADES
1 BTU
=
0,15 W
1 hp
=
746 W
1 cv
=
736 W
1/2 cv
=
368 W
1/4 cv
=
184 W
HORAS DE USO POR DIA
0,5 h
=
30 minutos
0,1 h
=
6 minutos
0,2 h
=
12 minutos
MEDIDAS BÁSICAS
Faça uma vistoria na parte elétrica de sua casa e no seu local de trabalho. Para verificar se existe perda de energia, desligue todos os aparelhos elétricos da tomada e verifique se o relógio de medição continua trabalhando. Se continuar, é sinal de que há energia "escapando". Chame um eletricista de confiança e faça uma revisão completa em suas instalações.

Nenhum comentário: